sábado, 19 de junho de 2010

Ebf



A EBF está chegando para voarmos alto!!!
Aqui vai muitas idéias para vocês que estão pensando no quê fazer neste ano.

INTRODUÇÃO
Através dos estudos bíblicos, das atividades práticas, das histórias, das músicas, das brincadeiras e as outras atividades, esperamos que as crianças aprendam e experimentem a diferença que Jesus faz na vida das pessoas.
Tudo é sobre vôo,para que as crianças imaginem que realmente estão decolando em um avião,e este avião é o nosso Senhor Jesus Cristo!

AS ATIVIDADES
Decolagem- Abertura com todas as crianças juntas
Levantando vôo – Atividades recreativas.
Voando com os Acompanhantes – Embora nosso objetivo seja alcançar as crianças, não podemos ignorar a presença dos adultos que trazem seus filhos para igreja. Não podemos perder essa excelente oportunidade de apresentar o evangelho a eles. Por isso estamos oferecendo atividades para os acompanhantes. Duas pessoas para liderar este grupo, mas precisa comunicar com simpatia o evangelho aos não-crentes.
Viajando nas Nuvens-Momento da história, todas as crianças ouvem a mesma história e aprendem o mesmo versículo bíblico.
Vôo Planado- Jogos de tabuleiro, de armar e de simulação relacionados com o tema.
Criando Asas-Trabalhos manuais, em que as crianças desenvolvem projetos relacionados com o tema.
Cantando nas Alturas-Ensino de novas músicas e brincadeiras musicais.
Serviço de Bordo – Lanche.
Aterrissagem-Encerramento quando os pais, parentes e amigos são convidados para ver o que as crianças aprenderam durante a EBF.
A abertura (decolagem) com todas as crianças em conjunto. Depois as crianças deverão ser divididas em faixa etária, cada grupo com um nome diferente.

GRUPOS
Passarinhos- de 3 a 6 anos
Helicópteros – de 7 a 8 anos
Jatos – de 9 a 11 anos
Asas-Delta – de 12 a 14 anos

EQUIPE
Piloto (Coordenador) Dirige a abertura e supervisiona todas as atividades.
Co-piloto (Vice-coordenador) Ajuda a dirigir a abertura e supervisiona todas as atividades.
Recepcionista – Quando as crianças chegam a cada dia, os “recepcionistas” devem recebê-las, verificando a faixa etária e nome, escrevendo os dados das crianças (na primeira vez) em um caderno. Também eles devem afixar um crachá na criança, de acordo com a sua faixa etária. Em seguida devem orientar a criança a onde sentar no “avião” durante a “decolagem” e mostrar o “guia turístico” que será responsável por seu grupo. Durante o trabalho, os recepcionistas verificam se há alguma necessidade em qualquer sala de atividades e circulam para cuidar da segurança.
Guia Turístico– São os acompanhantes de cada faixa etária. Eles devem sentar com as crianças durante a decolagem. Cada faixa etária deve ter pelo menos um guia, mas para as crianças menores, recomendamos pelo menos dois.
Aeromoças ou Comissários– São os líderes das atividades feitas.
Os lideres podem ser homem ou mulher. O importante é que eles sejam qualificados para liderar o tipo de atividade que será realizada. Cada faixa etária deve ter um líder e um auxiliar para preparar e realizar as atividades com as crianças.

Plano de Aula
HISTÓRIA DE PEDRO
Memorizar versículo: brinque de forca com as crianças valendo brindes

Vôo Planado
1.Mostre as crianças algumas coisas que são opostas (preto/branco;grande/pequeno;alto/baixo;adulto/criança;frio/quente;macio/duro)
Para verificar o entendimento do conceito. Pergunte como Pedro (que foi estudado na história) mostrou dois lados opostos. Utilize jogo de memória de opostos. Deixe as crianças brincares com o jogo da memória individualmente ou em grupo.
2. Como Deus muda as pessoas - Divida as crianças em grupos de 10 ou 15. Uma criança, escolhida pelo grupo, deve ficar no centro do grupo (que está em forma de um círculo).O grupo deve “embrulhar” totalmente(da cabeça até os pés)está criança com jornais velhos e fita.A criança deve ficar totalmente amarrada,impedida de se mexer.Explique que está criança está presa e que,de forma semelhante,há muitas pessoas presas pelo pecado e ódio.Elas não controlam o que falam,o que pensam,o que fazem.Estão infelizes e frustradas.Sua vida é uma “droga”.Qual a solução para essas pessoas?O perdão de Jesus. Pergunte para as crianças que estão amarradas se elas querem ficar livres.Então convide estas pessoas a se livrarem dos papeis que estão amarrando-as.Ao conseguir leve as demais crianças a aplaudirem.Pergunte como foi ficar preso e como é ser livre.Explique que é assim antes e depois de Jesus.
3. Enfrentando Obstáculos- Antes de o grupo chegar, recorte gravuras ou cartões em quebra-cabeças de pelo menos 10 peças. Faça o suficiente para distribuir um quebra-cabeça a cada quatro crianças. Divida as crianças em duplas e distribua a metade de cada quebra-cabeça a cada dupla,com a instrução de que devem montá-los(mas sem dizer que está faltando algumas peças)Quando os grupos reclamarem que está faltando uma peça,explique que eles devem procurar a peça.Aguarde o grupo descobrir onde está o restante do quebra –cabeça.Explique que as vezes,na vida cristã,enfrentamos obstáculos e problemas que impedem agente de fazer o que devemos ou queremos,e devemos procurar ajuda nessas horas,como as duplas tinham que procurar ajuda para completar a tarefa.Pergunte sobre que tipo de ajuda elas devem procurar.
4.Dê um pedaço de massinha de modelar(cores diferentes)a cada criança,pedindo que elas façam uma escultura de si mesmo.Incentive a criatividade e a originalidade.Depois peçam que elas juntem todas as figuras,amassando todas as formas,até que fiquem irreconhecíveis.Pergunte o que aconteceu com as formas individuais.Explique que tudo ficou misturado,perdendo a forma que você fez,e que é isso que acontece quando nós tentamos ser iguais ás outras pessoas,em vez de obedecer a Deus.Deus fez cada pessoa com um jeito diferente e especial.Deus quer que você seja como Ele planejou para que possa “voar alto” e não ser uma bagunça como essa massinha.

5. Recorte figuras do desenvolvimento da borboleta e distribua para cada dupla de crianças.Conte como a borboleta nasce como uma lagarta,come as folhas onde está,engorda,começa a fazer o casulo,fica parada dentro do casulo,e depois sai como uma borboleta.Peça para as crianças,em duplas ou individuais,colocarem as figuras na ordem correta.Converse com as crianças sobre as mudanças da vida da pessoa que aceita Cristo e recorde o versículo que foi aprendido na sala”viajando nas nuvens”.
CRIANDO ASAS
1. Confeccione passarinhos
Material
Papel colorido, cortado em tiras de 3 cm x 20 cm
Papel colorido cortado em tiras de 1,5 cm x 10 cm
Papel colorido cortado em triângulos
Papel colorido cortado em asas e patas
Cola

Orientação
Mostre as crianças como fazer um passarinho. Cole a tira maior em forma de elo, que será o corpo. Cole a tira menor em forma de elo (será a cabeça) e afixe no corpo. Cole as patas, o bico (o triangulo) e as asas. Incentive as crianças a usarem sua imaginação.
(Aplicação: Cada passarinho tem um tipo de vôo, uma cor, um tamanho diferente. Até parece que alguns passarinhos não devem ser capazes de voar, mas eles podem. Nós podemos ter dificuldades em obedecer a Deus, mas sempre é possível.)

2. Voando de Helicóptero
Material
Cópias do modelo nº 71
Clipe para cada criança
Tesouras

Orientação
As crianças devem recortar o modelo nas linhas continuas. Depois devem dobrar as linhas A e B,em direções opostas.Elas dobram a aba C na direção da aba D;dobram a aba D para que fique por cima da aba C.Elas dobram a aba E na direção do meio.Coloque o clipe sobre a dobra E.Jogue o helicóptero no ar para ele voar.
(Aplicação:O helicóptero é totalmente desengonçado-parece que não pode voar.Ele, porém,faz manobras que outros veículos não fazem.Ao pensar nas coisa que Deus quer que façamos,podemos achar impossível,mas Deus vai capacitar a fazer a sua vontade.)

3.Caindo de pára-quedas
Material
Um quadrado de papel de seda para cada criança
Clipe para cada criança
Tesouras
Fita durex
4 pedaços de fio de linha para cada criança
Lápis de cor

Orientação
Primeiro as crianças devem enfeitar o quadrado de papel de seda com desenhos e versículos bíblicos. Em seguida elas afixam os 4 fios,com fita durex,um em cada canto do quadrado.Depois elas juntam os fios,fazendo um nó na ponta.Afixe um clipe no nó e jogam o pára-quedas no ar para ele cair das alturas.
(Aplicação: Podemos ter medo de falhar e não conseguir fazer as coisas. Mas se confiarmos em Deus, ele não vai nos deixar cair.)

4.Um vôo diferente
Material
Papel ofício
Tesouras
Um canudo para cada criança
Fita durex

Orientação
As crianças devem recortar duas tiras de papel: uma tira de 9 cm x1,5 cm e a outra de 2 cm x 12 cm.Deve cortar o canudo para terem um comprimento de 21 cm.As crianças formam um elo com cada tira de papel,afixando o elo com fita.Os elos devem ser feitos com as pontas se sobrepondo para formar um pequeno “bolso” em que o canudo será introduzido.Um elo deve ser colocado em cada ponta do canudo.Agora é só jogar o canudo diferente para o alto para que ele voe.
(Aplicação: Este aparelho não se parece com um avião. É muito estranho, mas ele voa mesmo. Podemos pensar que nós não vamos conseguir fazer nada com nossas vidas, mas Deus sabe tudo. Ele sabe os planos que ele tem. Com Deus tudo é possível.)

5.Deixe cada criança recortar um coração de papel ofício e afixe num outro papel com um pedacinho de fita durex dobrado.De tinta preta e cotonete para elas escreverem coisas erradas que desagradem a Deus.Elas podem repetir as palavras até que o papel fique totalmente rabiscado ,como se fosse pichação.Deve explicar que assim ficou Pedro por fazer tanta coisa errada,mas lembremos que ele foi perdoado e acabou fazendo grandes coisas para Deus.Mande as crianças tirarem o coração de cima da folha e verão um coração limpo.Assim é o perdão de Deus.Leve as crianças a orarem e pedir perdão e transformação.

6. Converse com as crianças sobre a grande modificação na vida de Pedro, enfatizando como o seu coração foi realmente modificado. Explique que elas vão confeccionar um “bolso-coração”
Para lembrar que Jesus pode transformar suas vidas também. Cada criança deve recortar um coração do tamanho do papel ofício e depois fazer pequenos corações em que elas escreverão algumas coisas que querem que Jesus mude em seus corações. Elas devem colocar os pequenos corações dentro do grande coração, representando assim como Jesus pode mudar o seu coração. Depois explique que Pedro tinha uma vida totalmente errada, mas ele foi transformado e por isso sabemos que nós também podemos ser transformados. Leve as crianças a orarem, pedindo que Deus transforme os seus corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário