sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Certo ou Errado?

Ai vai mais uma ideia pra deixar a EBD mais divertida!
 
plaquinha do lado verde para respostas certas.
plaquinha do lado vermelho para respostas erradas.


como fazer? utilize palito de picolé, cortes redondos de papelão, cortes redondos de eva vermelho e verde. faça as plaquinhas como um pirulito e cole as etiquetas “certo”ou “errado”.
como podem ser utilizadas as plaquinhas?

1. para revisar uma lição. exemplo: ao final da explicação da lição distribua as plaquinhas e faça perguntas sobre a mesma de forma que as crianças possam responder certo ou errado.

2. para ensinar regras de comportamento. exemplo: você pode criar uma lista de regras de comportamento ou utilizar figuras mostrando o que podem ou não fazer. entregue as plaquinhas para que elas possam praticar com você o que certo ou errado.

3. para brincar. exemplo: pode-se dividir as crianças em 2 equipes para competição perguntas bíblicas. ao final, a equipe que obtiver maior números de acertos vence a competição. sugestão de premiação: um bombom para cada um da equipe vencedora, ou uma cesta com diversas coisas para eles distribuam entre si.


obs.: as plaquinhas podem ser utilizadas para todas as idades. as crianças que ainda não sabem ler identificarão pelas cores.

objetivo: ensinar as crianças a fazerem escolhas certas que agradam a deus. elas deverão aprender que deus nos deu os seus mandamentos que são regras para serem seguidos fazendo o que é certo. aproveite esse momento para ensinar as crianças a orarem e pedirem sabedoria a deus para escolherem entre o certo e errado!


História Bíblica: contar a história da Parábola da Dracma (Moeda) Perdida.

Versículo para memorizar:
“Felizes os que têm o coração puro, pois eles verão a Deus.” (Mateus 5:8)

Objetivo:
Entender a importância de Deus nas nossas vidas e como Ele tem cuidado de nós.

Você já perdeu alguma coisa importante? O que fez para encontrá-la? Procurou até achar ou a mamãe encontrou?
Certa vez, Jesus contou a história de uma mulher que tinha 10 moedas de prata. Naquela época, o noivo dava para a noiva várias moedas (chamadas de dracmas), que deveriam ser usadas como um enfeite na cabeça. Hoje em dia, o noivo dá um anel à noiva.
Aquela mulher deveria usar sempre o enfeite na cabeça. Mas um dia ela ficou desesperada, sabem por quê? Porque perdeu uma das moedas que havia ganhado do noivo, e começou a procurá-la. Aquela moeda era preciosa para ela, como a aliança de casamento da mamãe. O que a sua mamãe faria se perdesse a aliança?
A casa daquela mulher era muito escura, porque não tinha janelas, e a porta era pequena. Para encontrar a moeda, a mulher acendeu uma lamparina, varreu todo a casa e procurou com muito cuidado até encontrá-la.
O que você faz quando encontra alguma coisa que perdeu?
Sabe, a Bíblia diz que aquela mulher procurou tanto que, quando encontrou, ficou tão feliz, fez uma festa, chamou suas amigas e vizinhas e disse: “...Alegrai-vos comigo, porque encontrei a moeda que havia perdido” (Lucas 15:9).
Jesus contou esta história para nos ajudar a entender o quanto Ele nos ama. Nós somos mais preciosos para Jesus do que a moeda perdida para a mulher. Quando aceitamos a Jesus como nosso Salvador e quando falamos do amor de Deus para alguém e a pessoa a ceita a Jesus, a Bíblia diz que até os anjos ficam felizes e fazem festa, como aquela mulher que achou a sua moeda.


Gincana de Talentos

Talento:
o talento de ouro ou prata era a unidade de moeda romana para grandes quantidades de dinheiro. Mas para facilitar o trabalho com as crianças pode-se usar as notas de papel.

Objetivo:
Incentivar as crianças a participarem da EBD, trabalhar o comportamento delas, incentivá-las a ter mais amor e zelo pelas coisas de Deus.

Como realizar:
A gincana é iniciada primeiramente contando-se a história da Parábola da Dracma Perdida.
Quando terminar de contar a história, pergunta-se quem gostaria de ganhar dracmas ou talentos nas aulas da BED.
Em seguida explica-se as regras para que eles possam entender como poderão participar.

Regras 1

      Presença: 1 dracma
      Lição Completa: 1 dracma
      Comportamento: 1 dracma
      Bíblia: 1 dracma
      Oferta: 1 dracma
      Visitante: 1 dracma
      Novo Aluno: 5 dracmas
      10 dracmas = 1 talento

Regras 2

      Entregar os envelopes com os nomes das crianças, mas não deixe que elas levem para casa, para evitar sumiço, perda, esquecimento, que rasguem...
      O aluno poderá trocar 10 dracmas por 1 talento.
      A criança que perder o novo aluno que levou para participar da EBD terá que devolver as 5 dracmas e pagar mais 5 dracmas, totalizando 10 dracmas ou 1 talento.


Feirinha de Talentos

Depois de um período, que dê para as crianças juntarem bastante, faça uma feira chamada de “Feirinha de Talentos” e entregue os envelopes para as crianças usarem suas dracmas e talentos para comprarem o que quiserem na feirinha.

Sugestões de premiação para troca das dracmas e talentos: Bíblias, DVDs, CDs, Jogos Bíblicos, Cadernos Decorados, Marcador de Página, Brinquedos, Livros, Revistas, Chocolates, Material Escolar, Bolos, Refrigerantes...


O envelope é só imprimir em preto e branco no papel mais grosso (cor bege).
As notas é só imprimir em preto e branco nos papéis coloridos (chamequinho folha A4):
Papel azul: 1 dracma
Papel salmão: 2 dracmas
Papel rosa: 5 dracmas
Papel amarelo: 1 talento

Espero que gostem dessa ideia!
(retirado do blog da Dani Criações)



Nenhum comentário:

Postar um comentário